O atendimento clínico pode ser procurado pelas mais diversas causas. É possível que o seja apenas quando há o desejo pelo autoconhecimento, para entender ao que se passa consigo ou para responder sobre alguns questionamentos da vida. Porém, é possível também, que haja sentimentos claros de tristeza, ansiedade e agústica que se repetem, gerando a busca pelo atendimento.
Podem motivar um processo de análise, sentimentos e culpa e dificuldades do passado que por alguma eventualidade da vida retornam e geram sofrimento. Situações de luto ou situações traumáticas também podem fazer necessário atendimento psicológico, para elaboração da perda ou do trauma vivido.
Dificuldades de relacionamento, seja no âmbito amoroso, familiar, entre amigos ou colegas de trabalho, são motivos bem comuns para início de tratamento. Isto porque, a dificuldade com tais relações pode gerar uma angústia muito grande e até interferir em outras partes da vida daquela pessoa. É preciso compreender o conflito e elabora-lo.
Em algumas outras situações, alguns comportamentos alterados podem causar dificuldade para serem modificados, mesmo que haja o desejo. Outras ocasiões ainda, os medos e dificuldades podem se converter em sintomas corporais, que vão além de pensamentos e sentimentos.
Em todos estes casos e muitos outros é indicado o atendimento psicológico. Cada pessoa possui um motivo particular que a leva ao atendimento, e mesmo que o sintoma seja parecido ou o diagnóstico seja o mesmo, a sua causa seguramente será SINGULAR.